Santa Clara-a-Velha
A Herdade onde se localiza este turismo rural confina com a povoação de Santa Clara-a-Velha, sede da freguesia com o mesmo nome. Esta tem uma população de 948 habitantes e uma área de 99,42 km2.
A freguesia foi integrada no concelho de Odemira no início do século XIX. Historicamente pertenceu aos domínios da Ordem de Santiago de Espada que autorizou aos moradores a construção de uma ermida no final do séc. XV.
A aldeia, sede da freguesia, branca e florida, desenvolveu-se à sombra da Igreja de Santa Clara de Assis e cresceu junto às terras férteis do Vale do Rio Mira, sendo a serra a sua paisagem predominante.
A agro-pecuária é a actividade predominante na freguesia, embora haja a presença de serviços e comércio. A floresta ocupa também grande parte da área da freguesia.
A povoação de Santa Clara-a-Velha que manteve o seu carácter rural merece uma visita atenta e demorada. Desde logo à Igreja de Santa Clara de Assis, mas à Fonte do Azinhal situada já dentro da Herdade do Azinhal, junto da qual existe um aprazível parque de merendas aberto a todos os que dele pretendam usufruir.
Construída no séc.XIX, em 1892, a Fonte do Azinhal abasteceu a povoação de água até à chegada da água canalizada proveniente da Barragem, entretanto construída. Continua, no entanto, a ser muito visitada pela qualidade da sua água.
A não perder é a Barragem de Santa Clara, a 4 Km da sede de freguesia e da Herdade. Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo considerada uma das maiores da Europa. Alimentada pelo Rio Mira, a partir de Santa Clara a água percorre 84,9 km de canais, 50,4 km de distribuidores e 309,6 km de regadeiras.
O espelho de água de Santa Clara é dos mais fortes pontos de interesse turístico do interior do concelho de Odemira. Um passeio por este lago gigante permite observar os seus inúmeros recantos e ilhéus, quase sempre com uma paisagem de floresta como envolvência. Do paredão ou do cimo do Cerro que acolhe a Pousada de Santa Clara, a grandiosidade da barragem impressiona.
Nas suas águas pode-se praticar canoagem, remo, ski ou pesca desportiva, sendo que ali abundam o achigã, o pimpão e o lagostim.
Herdade do Azinhal
Confrontando com a pitoresca aldeia de Santa Clara-a-Velha, a Herdade do Azinhal estende-se por 120 ha de terreno acidentado com belas paisagens que se estendem por um horizonte que tem como limite o recorte montanhoso, ao Sul, da Serra de Monchique e a Norte, a cerca de 200 m, o recuo da barragem de Santa Clara.
A Herdade tem uma flora típica do interior serrano com montado de sobreiras e azinheiras e é percorrida por caminhos que permitem tranquilos passeios a pé ou os mais radicais percursos de bicicleta ou de jipe, num permanente contacto com a Natureza. A proximidade das águas da barragem convidam-no a trazer a sua cana de pesca e preparar-se para trazer para casa belíssimos achigãs.
Se preferir explorar a aldeia poderá visitar num tranquilo passeio a pé as arcadas da antiga Ponte de D. Maria ou Ponte Romana, como também é conhecida, junto da estrada de acesso à Barragem.
Por aqui passava uma importante estrada medieval, talvez sobre percurso mais antigo provavelmente romano,que passava por Garvão e seguia para o Algarve. Deixou vestígios na toponímia no Vale de Corte Brique (Estalagem Velha e Venda Velha) e no Vale da Ribeira de Telhares (Porto dos Almocreves).
No início do séc.XIX foi construída uma ponte em alvenaria na sequência de outras obras efectuadas nomeadamente no troço de estrada que liga a povoação a S. Martinho para facilitar o trânsito sobre o Rio Mira. Em meados do séc.XX, uma intervenção provocou uma derrocada parcial desta ponte. Em 1996 foi aberto o processo de instrução de classificação desta ponte pelo IPPAR. Depois de vista a Ponte poderá continuar o seu passeio pedestre, sempre junto ao Rio Mira e seguir até ao paredão da Barragem num passeio de aproximadamente 4 km. (fonte: Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais)
Pode também visitar as Termas de Monchique que se situam a uns escassos 30 km da Herdade e dispõem de planos de específicos de tratamento e de reabilitação que pode usufruir deslocando-se aí diariamente e pernoitando na Herdade.
Se preferir a praia, saiba que tem, muito próximo, as belíssimas praias de areia branca e arribas altas da Costa Vicentina ás quais pode aceder rapidamente. Experimente passar o seu dia na praia e, ao fim da tarde, aprecie o silêncio do campo.
Pode chegar até à Herdade, se preferir de comboio. Com efeito, a estação de caminhos-de-ferro de Santa Clara-a-Velha situa-se apenas a escassos 2,5 km da povoação e da Herdade.
A Herdade dispõe de 5 casas recuperadas recentemente com materiais tradicionais, locais. A recuperação teve o objectivo de dotá-las de todos os meios necessários a um turismo rural de qualidade, na modalidade de casas de campo dada a proximidade a que estas se encontram da povoação.
Encontram-se referências aos edifícios aí existentes, desde 1869. Uns destinavam-se a habitação, outros para apoio das actividades agrícolas: um lagar de azeite foi licenciado para esta actividade no séc. passado com diversos alvarás dos anos 30 e seguintes, outro de vinho e ainda a cavalariça. Todos estes edifícios distribuem-se harmoniosamente em volta de uma praça central com um poço que tem a peculiaridade de ser alimentado pelas águas pluviais provenientes de um dos telhados da casa com maior área. Não falta o forno, também recuperado e que era utilizado para cozer o pão.
As casas são em adobe e pedra, com telha e traça tradicionais que se mantiveram na recuperação efectuada que procurou devolver a este conjunto urbanístico a sua identidade original e realçar os aspectos mais característicos, dotando-o simultaneamente dos requisitos necessários a um turismo rural. A traça das casas e o seu conforto conferem-lhes um interesse particular. Qualquer delas constitui um óptimo refúgio para uns dias de merecido descanso. A proximidade com a povoação de Santa Clara permite-lhe pequenos passeios a pé ou, se preferir de carro, para tomar um café ou as suas refeições num dos restaurantes locais que servem pratos regionais, nomeadamente os confeccionados com achigãs ou javalis que se podem caçar nos terrenos da Herdade ou nas imediações. Traga a sua família ou os seus amigos e venha descobrir o interior alentejano! Esperamos por si.